Pack de Fontes para OMSI2 por Davi Medrade

5
(1)

Este item é da categoria de Assets: componentes usados pelos criadores de mods. Provavelmente, se você está aqui, ou está desenvolvendo um mod ou buscando por componentes que estão faltando em um que baixou 😉

Este pack de fontes criado pelo Davi Medrade é um dos mais utilizados nos mapas e ônibus da comunidade brasileira de OMSI 2. São usadas em placas, textos dinâmicos, itinerários/letreiros, etc.

Fontes do Pack

As fontes presentes são:

  • Arial negrito (DSM Arial Bold)
    – Fonte alternativa aceita pela SPTrans
  • GL-Nummernschild-Eng (DSM GL-Nummernschild-Eng)
    – Fonte das novas placas do Mercosul
  • Helvética negrito (DSM Helvetica Bold)
    – Fonte principal usada pela SPTrans
  • Painel de LED Inova (DSM Inova 2)
  • Kabel negrito (DSM Kabel Bold)
    – Fonte usada pela SPTrans nos anos 90 (pintura branca com faixa vermelha)
  • Mandatory (DSM Mandatory)
    – Fonte das placas brasileiras (formato ABC-1234)
  • Myriad Pro negrito (DSM Myriad Pro Bold)
    + versão colorida com borda (DSM Myriad Pro Bold Border)

As fontes GL-Nummernschild-Eng e Helvética negrito são baseadas nas versões disponibilizadas em .TTF/.OTF pelo Marcos Henrique (Zane).

O nome entre parênteses na lista acima é o nome que deve ser colocado no [texttexture] para utilizar a fonte em questão.

Particularidades das Fontes

Em todas as fontes, exceto GL-Nummernschild-Eng e Mandatory, eu troquei o caractere ¨ (trema vazio) pelo logo do Metrô de São Paulo. Ou seja, para fazer com que apareça “↕ Belém” no itinerário de um ônibus que usa uma dessas fontes é só editar o HOF do mapa em questão e colocar “¨ Belém” como texto do itinerário.

Na fonte Mandatory, esse mesmo caractere (trema vazio) foi substituído pelo ponto que separa as letras dos números nas placas, conforme especificação do DENATRAN. Para usá-lo em um ônibus que usa essa fonte na placa, basta especificar a placa como, por exemplo, “ABC¨1234”. Na “Versão São Paulo” para o pack de Mascarello do RKC, há um script que troca o hífen pelo trema na placa, permitindo que ela seja especificada como “ABC-1234” e ainda assim use o separador correto no lugar do hífen.

A pasta “DSM_Samples” possui amostras das fontes no tamanho real, permitindo que sejam usadas para fazer o mapeamento UV da superfície que for usar a fonte. Nos parâmetros de largura e altura da textura no [texttexture] do model.cfg ou .sco, use as dimensões da imagem de amostra que foi utilizada para fazer o mapeamento UV.

A pasta “Sceneryobjects”, se for copiada para o OMSI, substitui a fonte das setas indicadoras de caminho pela versão com borda da Myriad Pro, mais legíveis especialmente de longe e que possuem letras minúsculas e acentuadas. Além disso, a pasta Sceneryobjects contém as pastas a seguir:

  • Generic-DSM: as mesmas setas que são colocadas na pasta Generic em substituição às nativas do OMSI. Essa cópia é fornecida para facilitar a recolocação na pasta Generic caso sejam substituídas acidentalmente ao instalar um mapa.
  • Generic-Original: as setas usando a fonte original do OMSI. Basta copiá-las para a pasta Generic se não quiser mais utilizar as setas com a fonte alterada.

Imagens

Download

Comentários via Facebook

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário